Mitologia diaria : Sobre os deuses/Algumas criaturas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010 0 comentários
Deuses:

 

Atena, uma das deusas mais importantes da mitologia grega. Na mitologia romana, chegou a ser identificada com a deusa Minerva, também conhecida como Palas Atenéia. Saiu já adulta da proteção do deus Zeus e foi sua filha favorita. Ele confiou a Atena seu escudo, adornado com a horrorosa cabeça da górgona Medusa, sua “égide” e o raio, sua arma principal.
 
Éolo, nome de duas figuras da mitologia grega. A mais conhecida era a do guardião dos ventos. Vivia na ilha flutuante de Eólia com seus seis filhos e suas seis filhas. Outro Éolo da mitologia grega foi o rei de Tessália. Era o filho de Heleno, antepassado dos helenos, os antigos habitantes da Grécia.


Afrodite, na mitologia grega, deusa do amor e da beleza, equivalente a Vênus romana. Na Ilíada de Homero aparece como filha de Zeus e Dione, uma de suas companheiras, mas em lendas posteriores é descrita brotando da espuma do mar e seu nome pode ser traduzido como \"nascida da espuma\".


Mercúrio, na mitologia romana, mensageiro dos deuses, filho do deus Júpiter e de Maia, a filha do titã Atlante. Mercúrio era também o deus dos mercadores e do comércio e tinha muitos dos atributos do deus grego Hermes.


Zeus, na mitologia grega, deus do céu e soberano dos deuses olímpicos. Correspondente ao deus romano Júpiter. Segundo Homero, Zeus era considerado pai dos deuses e dos mortais. Não foi seu criador; era seu pai no sentido de proteger e ser o soberano tanto da família olímpica, como da raça humana. Zeus presidia os deuses no monte Olimpo, na Tesália. Zeus era o filho menor do titã Réia e irmão de Poseidon, Hades, Héstia, Deméter e Hera.

Posêidon, deus do mar, filho do titã Cronos e da titã Réia, irmão de Zeus e Hades. Marido de Anfitrite, com quem teve um filho, Tritão. Teve numerosos amores, especialmente com ninfas, e foi pai de vários filhos famosos pela sua crueldade, entre eles o gigante Órion e o príncipe Polifemo. Posêidon e a górgona Medusa foram os pais de Pégaso.

Criaturas:





Sereia, no mundo da mitologia e folclore, criatura que mora no mar, tem a cabeça e o tronco de mulher e a parte inferior do corpo igual a de um peixe. Nas numerosas histórias sobre elas, as sereias adivinham o futuro, outorgam poderes sobrenaturais às pessoas, enamoram-se dos mortais atraídos por suas canções, seduzindo-os, então, por sua beleza e convencendo-os a segui-las para o fundo do mar. Tanto a idéia de um amor ideal e fatal, como a de uma inalcançável beleza feminina, são partes inerentes desta lenda.


Cila e Caribdes, na mitologia grega, dois monstros marinhos que moravam nos lados opostos de um estreito, personificação dos perigos da navegação perto de rochas e redemoinhos.


Ciclope, cada um dos gigantes com um enorme olho no meio da testa.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Cabeças de Alga MS | TNB