O que é RSS?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011 0 comentários
Hoje em dia é comum encontrar sites que possuem pequenas figuras (geralmente na cor laranja) acompanhadas de dizeres como "RSS", "XML" ou "Atom", como mostram as imagens abaixo. Note que a figura à direita, que é o símbolo universal desse padrão, não tem nenhuma escrita, mas tem a mesma finalidade das demais: indicar que, naquele site, é possível utilizar feeds RSS. 

A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a chamam de RDF Site Summary, outros a denominam Really Simple Syndication. Há ainda os que a definem como Rich Site Summary.
RSS é um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível que existam outras extensões). Esse arquivo é conhecido como feed, feed RSS.
O interessado em obter as notícias ou as novidades deve incluir o link do feed do site que deseja acompanhar em um programa leitor de RSS (também chamado de agregador). Esse software (ou serviço, se for um site) tem a função de ler o conteúdo dos feeds que indexa e mostrá-lo em sua interface.

 Ou seja, se você costuma ler um total de 30 blogs vai ser trabalhoso visitar cada um para ver se há textos novos. Como todos esses blogs possuem RSS, você rapidamente fica sabendo quando algo novo foi disponibilizado. Para não "ficar por fora", é recomendável que você também inclua RSS em seu blog, se tiver um.

Mais onde a srta. filha de Athena quer chegar ? tenho certeza que vários de vocês ja estão se perguntando isso, afinal esse blog é sobre mitologia e percy jackson, maaas, gostaria de tirar uma duvida de varios vocês e criar outra. Agora que já sabem pra que ele serve, vocês assinam o RSS do CDA - MS ? 

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Cabeças de Alga MS | TNB